9 em cada 10 pessoas estão ouvindo algum conteúdo via som, seja no rádio, podcast ou plataforma de streaming
Em nova pesquisa divulgada pela Target Group Index, aponta que 91% da população brasileira consome algum tipo de áudio. O dado consolida o meio como formato mais básico de comunicação, sendo que 9 em cada 10 pessoas estão ouvindo algum conteúdo via som, seja no rádio, podcast ou plataforma de streaming.
Na última semana, a Kantar IBOPE Media divulgou um novo estudo de consumo de rádio no Brasil - considerado o principal termômetro do consumo de áudio e rádio no país. Os dados foram obtidos a partir da análise de 13 praças, a qual apontam o tempo médio de audiência, a fim de reforçar sua importante presença local.
Das praças analisadas, a região da Grande Belo Horizonte apresenta o maior alcance do rádio entre as praças analisadas, com 86,5% da população ouvindo o meio, e um tempo médio de escuta de 3 horas, 55 minutos e 22 segundos por dia. Em seguida, a Grande Curitiba tem um alcance de 83,7%, com uma média de 3 horas, 32 minutos e 38 segundos de escuta diária.
Os demais ficaram na seguinte ordem: Gde. Fortaleza, com 83,2%; Gde. Porto Alegre, com 83,1%; Gde. Florianópolis, com 81,8%; Gde. Vitória, com 80,7%; Gde. Rio de Janeiro, com 80,0%; Campinas, com 78,6%; Distrito Federal com 77,1%; Gde. São Paulo, com 75,9%; Gde. Goiânia, com 75,1%; Gde. Salvador, com 74,5% e Gde. Recife com 72%.
Segundo a Pesquisa Especial Inside Audio 2024, 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao meio, pois este traz informações locais da cidade em que vivem.
Foto: Adobe Firefly/IA