MIDIAOM/MS reforça que a televisão continua desempenhando um papel crucial no consumo de conteúdo no Brasil
A Kantar Ibope Media emitiu um comunicado a respeito da reportagem que aponta que o YouTube tem superado a audiência da televisão no Brasil. A empresa esclareceu que o dado usado pelo Google e encaminhado ao jornal refere-se ao Target Group Index, estudo de comportamento que difere dos dados de audiência do Painel Nacional de Televisão e do Cross-Platform View.
Quanto à informação de que o YouTube é o streaming mais consumido nas televisões conectadas, isso se refere à aferição também feita pela Kantar IBOPE Media do consumo domiciliar em TVs/TVs conectadas, contudo, excluindo dispositivos como tablets, smartphones e computadores, além de outros usos de aparelhos de TV e consumos não-identificados, por meio dos relatórios do produto Cross-Platform ViewTM.
O presidente da Midiacom/MS - Associação de Rádio e Televisão de MS, Antonio Alves (Tunico) declarou que a televisão continua desempenhando um papel crucial no consumo de conteúdo no Brasil, e também reafirmou o compromisso da associação com a integridade dos dados.
“É fundamental que o mercado publicitário se baseie em dados auditáveis e metodologias transparentes para garantir comparações justas entre os diversos meios de comunicação. A TV aberta continua desempenhando um papel crucial no consumo de conteúdo no Brasil, conforme os dados da Kantar IBOPE Media. A MIDIACOM/MS reforça o compromisso com a integridade dos dados e apoia a busca por métricas que reflitam a realidade do consumo audiovisual, promovendo um debate saudável e transparente no setor”, disse.
Dados auditados da própria Kantar IBOPE Media (CPV 2023) mostram que TV linear representa 74,3% de todo o consumo de vídeo. A TV Aberta tem 64,5%, contra 25,7% de todas as plataformas de vídeo online somadas. O consumo dos canais abertos é quase o triplo das plataformas de vídeo online. Foram quase 10 trilhões de minutos consumidos dos canais abertos em 2023 contra 3,8 trilhões das plataformas.