Em evento do NAB SHOW, presidente da MIDIACOM MS destaca sobre as novas tendências do mercado
Direto da NAB Show 2025, em Las Vegas, a MIDIACOM/MS acompanhou de perto uma das maiores tendências globais para o futuro das emissoras de rádio: a medição de audiência em tempo real diretamente dos carros conectados.
A tecnologia, apresentada pela empresa Xperi, já está sendo embarcada em veículos de 12 montadoras com operação no Brasil e promete transformar o planejamento publicitário das emissoras FM. Por meio de mapas de calor e geolocalização, será possível saber onde, quando e por quanto tempo os ouvintes estão sintonizados, tudo em tempo real.
Esse movimento chega em um momento decisivo para o setor. Segundo dados do mercado norte-americano, a receita do rádio tradicional está em queda gradual, enquanto o investimento em áudio digital cresce de forma consistente:
Ano |
Rádio (broadcast) |
Áudio Digital |
Total |
2022 |
$11,04 bi |
$6,32 bi |
$17,36 bi |
2023 |
$10,65 bi |
$6,67 bi |
$17,32 bi |
2024 |
$10,49 bi |
$7,12 bi |
$17,61 bi |
2025 |
$10,33 bi |
$7,55 bi |
$17,88 bi |
2026 |
$10,15 bi |
$7,96 bi |
$18,11 bi |
2027 |
$9,93 bi |
$8,36 bi |
$18,29 bi |
2028 |
$9,68 bi |
$8,74 bi |
$18,42 bi |
A audiência está mudando. E levando o investimento publicitário com ela — mas está crescendo.
Para o presidente da MIDIACOM MS, Antonio Alves (Tunico), é preciso que as emissoras repensem um novo modelo de entrega. "Para capturar esse novo ciclo de crescimento, as emissoras precisam repensar seu modelo de entrega: investir em conteúdo multiplataforma, ampliar sua distribuição digital e, principalmente, adotar métricas inteligentes e confiáveis de mensuração", disse.