Fórum discutiu sobre IA aplicado aos negócios de comunicação
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de MS (MIDIACOM MS) realizou na noite da última terça-feira (23), o 2º Fórum MIDIACOM MS, cujo tema foi “Inteligência Artificial aplicada aos negócios de comunicação”. O evento teve como objetivo debater os avanços da IA e suas implicações para o setor de comunicação, reunindo especialistas e profissionais da área.
O fórum teve início com a palestra de Kenneth Corrêa, diretor de estratégia na 80 20 Marketing. Em sua apresentação, Corrêa discutiu as oportunidades e desafios da IA na comunicação, destacando a necessidade de ir além do conhecimento tecnológico e integrar uma compreensão sólida das ciências sociais e comportamentais.
Em seguida, Walter Longo, especialista em inovação e transformação digital, iniciou sua palestra. Longo abordou sobre o impacto da IA na gestão de negócios e no setor de radiodifusão, enfatizando que a IA deve ser vista como uma parceira para melhorar a eficiência, reduzir custos e oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Para o presidente MIDIACOM MS, Antonio Alves (tunico), a população precisa se preparar para o futuro, por isso a iniciativa da associação em realizar este fórum. "Para surfar a onda da IA e impulsionar o desenvolvimento, nossa população precisará estar preparada com conhecimento tecnológico avançado, sustentado por uma sólida compreensão das ciências sociais e comportamentais. Não tenho dúvidas que, com investimento em ensino e educação, as mentes humanas continuarão a liderar o nosso destino de forma socialmente sustentável”, disse.
Durante o evento, Kenneth Corrêa enfatizou uma preocupação comum entre os profissionais de comunicação: o impacto da IA nos empregos. Ele mencionou estudos que indicam que atividades ligadas a escritórios, marketing e comunicação têm um grau de exposição de 40% à substituição por IA. No entanto, argumentou que a verdadeira diferença será feita pelas pessoas que utilizarem a IA de forma inteligente para aumentar sua competitividade.
Walter Longo, por sua vez, destacou que a IA não deve ser vista apenas como uma tecnologia disruptiva, mas como uma oportunidade para devolver a humanidade às interações.
Segundo ele, enquanto a IA pode automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, os humanos devem focar em atividades que envolvem criatividade, empatia e relações interpessoais. Ele incentivou os participantes a abraçarem a IA como uma parceira para alcançar um futuro mais produtivo e humano.
O 2º Fórum MIDIACOM MS contou com a participação de várias instituições parceiras, como o Governo de MS, Assembleia Legislativa de MS, Tribunal de Contas/MS, Ministério Público de MS, Sebrae e FIEMS.
O evento proporcionou uma visão abrangente sobre o potencial da IA na comunicação, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios que a tecnologia enfrenta. A mensagem principal foi clara: a adaptação e o desenvolvimento no campo da IA exigem uma abordagem integrada, combinando conhecimento tecnológico com uma compreensão profunda das ciências sociais e comportamentais.
Durante o evento, foi arrecadado alimentos não perecíveis, que foram destinados ao Instituto Luther King, entidade educacional que tem o objetivo de preparar estudantes em situação de vulnerabilidade social para vestibulares.
Assista na íntegra (clique neste link)
Foto: Tanara Maciel / Hevo Midia