Em reunião no TRE/MS, Midiacom MS consegue redução no horário de entrega dos programas enviados pelos partidos
Após audiência pública convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), a MIDIACOM MS - Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de Mato Grosso do Sul conseguiu um feito inédito ao reduzir o horário de entrega dos programas enviados pelos partidos políticos às rádios cabeças de rede nas eleições deste ano.
Pela resolução, os partidos têm até seis horas antes do primeiro horário de propaganda eleitoral para enviar seus programas. No caso das emissoras de rádio, o primeiro horário acontece às 6h da manhã, obrigando que funcionários das emissoras fiquem até 00h na espera pelo programa enviado pelos partidos.
Durante a audiência pública realizada nesta quarta-feira (21), a MIDIACOM MS defendeu a redução do prazo estipulado. Após acordo feito entre a Associação e partidos políticos, ficou decidido que a entrega dos programas será feita até às 18h do dia anterior.
Conquistamos também a antecipação de receber as inserções dos finais de semana na sexta ate às 18h. A resolução determinava o recebimento das inserções no final de semana e feriado.
Para que o acordo fosse firmado, os partidos políticos solicitaram a exclusão de emissoras de rádio educativas e comunitárias da lista do sorteio para cabeças de rede. Assim, foi realizado um novo sorteio para substituir as emissoras que haviam sido sorteadas anteriormente.
A ordem das emissoras que serão cabeças de rede para o primeiro turno nas rádios ficou definida da seguinte forma:
1. Rádio Blink 102 (30/08 a 05/09)
2. Rádio Morena FM (06/09 a 12/09)
3. Rádio Jovem Pan (13/09 a 19/09)
4. Rádio Cidade 97 (20/09 a 26/09)
5. Rádio Difusora FM (27/09 a 03/10)
Em um eventual segundo turno, as cabeças de rede serão:
1. Rádio CBN Campo Grande
2. Mega 94 FM
Quanto às emissoras de televisão, o sorteio definiu a seguinte ordem:
1. TV Guanandi
2. TV MS Record
3. TV Morena
4. TV SBT MS
Em eventual segundo turno, as cabeças de rede serão:
1. TV SBT MS
2. TV Guanandi
A reunião contou com a participação da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de MS (MIDIACOM MS), representantes das emissoras de rádio e televisão de Campo Grande e lideranças de partidos políticos.