
Nesta sexta-feira (3), a presença da MIDIACOM MS – Associação das Emissoras de Rádio e TV de Mato Grosso do Sul marcou a representatividade da radiodifusão estadual no encontro com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, realizado na sede da FIEMS, em Campo Grande. A entidade integrou a comitiva de comunicação que acompanhou empresários e autoridades em mais uma etapa de fortalecimento dos laços entre o estado e o país vizinho.
O encontro teve como objetivo discutir cooperação econômica e atrair investimentos para o Paraguai, que se posiciona como novo polo logístico e industrial da América do Sul. A comitiva presidencial paraguaia está no estado desde quinta-feira (2), buscando estreitar laços estratégicos com Mato Grosso do Sul – vizinho geográfico e parceiro histórico.
Representando a imprensa estadual, estiveram presentes o diretor de Negócios da RMC, Antônio Boaventura Alves, o Tunico, e o diretor do Grupo Feitosa de Comunicação, Enrico Feitosa, ambos associados à MIDIACOM MS. A entidade se destacou como ponte institucional entre o setor da comunicação e os agentes públicos e privados presentes.
O presidente da MIDIACOM MS, Tunico, destacou sobre o papel da comunicação em unir diferentes perspectivas. “Como destacou o presidente Santiago Peña, não devemos olhar apenas para a direita ou para a esquerda, mas sempre para a frente. A MIDIACOM reafirma que a mídia só tem um lado: o da verdade e o de seguir em frente, como força de integração que transforma diálogo em desenvolvimento e informação em confiança”.
Enrico Feitosa, vice-presidente de rádio da MIDIACOM MS, destacou o papel estratégico da associação. “A MIDIACOM MS está aqui para mostrar que a radiodifusão do nosso estado não é apenas espectadora. Somos agentes da informação, da integração e do desenvolvimento”.
Durante o encontro, o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Gimenez Garcia de Zuñiga, apresentou as vantagens competitivas do país em áreas como logística, energia e impostos.
O presidente Santiago Peña elogiou a postura de Mato Grosso do Sul e comparou os dois territórios:
“Somos dois territórios mediterrâneos que entenderam que o caminho do sucesso é a agilidade, a integração e a eficiência.”
O governador Eduardo Riedel reafirmou o compromisso do estado com essa conexão binacional, citando os laços históricos, culturais e econômicos entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai.
Um protocolo de intenções foi assinado entre o governo paraguaio e a Fiems, com destaque para ações de qualificação de mão de obra por meio do Sesi e Senai, apoiando a instalação de novas indústrias na região.
Após o evento, Peña seguiu com o governador até Ribas do Rio Pardo, onde visitou uma fábrica de celulose, encerrando a agenda com foco em integração regional e geração de oportunidades.
